História

História

O Clube do Professor Gaúcho foi fundado em 18 de Agosto de 1966 pela professora Thereza Noronha Carvalho, primeira Presidente, uma empreendedora que liderou o grupo visionário de educadores para erguer a Sede Social Matriz, em Porto Alegre, sob o lema: “A união de uma classe materializada em concreto”. O CPG é uma associação de e para professores e profissionais que possuem formação pedagógica ou titulação hábil para atuar em qualquer grau de ensino das Instituições Públicas e Privadas de Ensino Fundamental, Médio e Superior, das Redes Municipal, Estadual e federal do Estado do Rio Grande do Sul.

Com prédio representativo da arquitetura modernista no Rio Grande do Sul, na década de 70 o CPG realizava grandes celebrações festivas como Bailes de Carnaval, Festas de Debutantes e o Baile do Magistério, com a presença de grandes nomes artísticos da época.
Na década de 80, período em que atinge o número de 24 mil professores e professoras titulares associados, iniciativa também sua expansão para o interior do Rio Grande do Sul, com a inauguração de duas sedes, na Região Central e Litoral Norte do Estado.

 

DNA de Educadores

O CPG é a única agremiação de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul que reúne, atualmente, mais de oito mil associados titulares e cerca de vinte cinco mil associados em todo o Rio Grande do Sul e possui Sede Matriz em Porto Alegre, Sede Campestre, em Santa Maria e Sede de Veraneio, no Balneário Pinhal. O CPG, como também é conhecido, existe para usufruto dos associados e seus familiares, como espaço de sociabilidade para o lazer, descanso, recreação, desporto e, sobretudo, ao agradável convívio amigável e familiar dos professores associados.

 

PresidentesClube do Professor Gaúcho