CORONAVÍRUS – COVID-19: COMUNICADO OFICIAL

CORONAVÍRUS – COVID-19: COMUNICADO OFICIAL

De maneira preventiva, o Clube do Professor Gaúcho informa que a partir do dia 18 de março até o dia 31 de março, o funcionamento dos seus serviços será alterado.
O Clube também orienta aos associados e não associados que evitem o atendimento presencialmente, entrando em contato com o clube preferencialmente através de seus canais online ou telefone. O clube sugere que os associados evitem frequentar as instalações da sede, caso apresentem algum sintoma da doença.

Neste momento, todo cuidado deve ser redobrado para priorizar a saúde de toda população. As decisões foram tomadas a partir das orientações dos órgãos municipal e estadual, além das definições de outros clubes sócio-culturais e esportivos.

// CONFIRA O FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS/ATIVIDADES ENTRE 18 A 31 DE MARÇO:

• Funcionamento da sede: Em horário reduzido, das 8h às 20h
  • Central de Atendimento: 9h às 19h , de terça a sábado – 9h às 17h50, aos domingos
  • Academia: Desativada
  • Piscina térmica: Desativada
  • Piscinas externas: Desativadas
  • Churrasqueiras: Desativadas
  • Sinuca: Desativada
  • Sauna: Desativada
  • Bebedouros: Desativados
  • Vestiários e banheiros: Abertos, com serviço de limpeza reforçado
  • Quadras esportivas fechadas, como ginásio e quadras cobertas de tênis: Suspensas
  • Quadras esportivas ao ar livre como futebol de areia e grama sintética: Suspensas
  • Aulas Esportivas (ginástica, hidroginástica, voleibol, futebol, natação, patinação, yoga, judô, tênis, beach tennis, futevôlei, basquete e danças): Canceladas
  • Eventos esportivos/campeonatos: Cancelados
  • Biblioteca: Desativada
  • Casinha de Brinquedos: Desativada
  • Eventos sociais: Adiados para data a ser definida posteriormente (Festa Disco, Festa de Páscoa)
  • Encontros de Departamentos e Confrarias (Reviver, Coral, Cultural): Suspensos
  • Aulas do Projeto Música para Todos: Suspensas
  • Aulas do Curso de Fandango: Suspensas
  • Ensaios das Invernadas do CTG Laço da Querência: Suspensos
  • Serviços terceirizados (Fisioterapia e Salão de Beleza): abertos
  • Restaurante Anfrittrião: Funcionamento normal e também com atendimento através do iFood.

// CANAIS DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEIS

// DESDE A SEXTA-FEIRA, 13 DE MARÇO, O CPG TAMBÉM INFORMOU QUAIS AS MEDIDAS E AÇÕES TOMADAS PARA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS. Além dos materiais informativos distribuídos em diversos pontos da sede, foram reabastecidos e reforçados o número de dispensers de álcool em gel, que estão disponíveis em vários locais no clube. Limpar as mãos com álcool é uma medida simples e essencial, que evita a propagação da doença. A higienização das salas e áreas de circulação onde a presença de crianças e idosos é maior também foi intensificada, visto que a possibilidade da propagação do vírus nesses grupos, é maior. Alguns bebedouros foram desativados e orienta-se ao associado trazer squeezes para evitar o consumo de copos plásticos e também o risco de contaminação.

// COMO SE PREVENIR CONTRA O VÍRUS?

Lavar as mãos
– A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir
– Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez
– Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar
– Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
–  Evitar contato próximo com pessoas doentes
– Ficar em casa quando estiver doente
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
– Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)

Evitar tocar olhos, boca e nariz
– Contato com olhos, nariz ou boca permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção. Essas regiões do corpo têm mucosas;

Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas
– Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais
– Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando
– Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas
– As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho

Álcool gel e máscaras
– O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão
– As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde

Autor: Comunicação CPG